PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42689 > EVENTO UNIFA SEDIA A 15ª REUNIãO DOS PROGRAMAS DE PóS GRADUAçãO DAS FORçAS ARMADAS

EVENTO

UNIFA sedia a 15ª Reunião dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas

Publicado: 2024-06-07 11:06:41
A reunião tem como objetivo tratar assuntos de interesse comum dos Programas de Pós-Graduação pertencentes a instituições de ensino superior militar

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), sediou nos dias 21 e 22/05 a 15ª Reunião dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Forças Armadas e do Ministério da Defesa. A reunião acadêmica, que acontece anualmente, foi promovida pela Chefia de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e coordenada pela Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa (AEFP). O encontro visa tratar assuntos de interesse comum dos Programas de Pós-Graduação pertencentes a instituições de ensino superior militar, visando ao fortalecimento da educação e da cultura de defesa. O público assistente foi formado por Pró-reitores, coordenadores, professores e convidados dos PPG das Forças Armadas.

O evento reuniu os Programas de Pós-Graduação da UNIFA, da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola Superior de Defesa (ESD), da Escola Superior de Guerra (ESG), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), sob coordenação da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

O Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, falou sobre a Universidade sediar o evento. “Receber um evento de tamanha importância é uma enorme satisfação”, disse.

Na oportunidade o Comandante agradeceu ao Ministério da Defesa, representado pelo Chefe da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa, Coronel Marcel Passos Zylberberg e o Assessor Técnico da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa da Chefia de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Coronel Ben-Hur de Albuquerque e Silva. Agradeceu também ao Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior.

Além disso, estiverem presentes no evento representantes do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG), do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), do Estado-Maior do Exército (EME), do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), do Instituto de Biologia do Exército (IBEX) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES).

A Presidente da CAPES, Professora Doutora Denise Pires de Carvalho, tratou da importância da produção acadêmica na área de Defesa, bem como a relevância da pesquisa no país, mostrando a evolução da mesma nas últimas décadas. Apresentou, ainda, as perspectivas de interação futura. “Podemos, com toda a capacidade instalada no Brasil, ser um exemplo para o mundo em termos de preservação do bioma, economia sustentável, de desenvolvimento da bioeconomia e também fazendo com que haja desenvolvimento regional, territorial, na região de fronteira e nos nossos oceanos. E para isso é fundamental a cooperação com o Ministério da Defesa”, disse.

O evento está alinhado com os objetivos estratégicos do Ministério da Defesa, objetivando proporcionar maior visibilidade e reconhecimento das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação das organizações de ensino das Forças Armadas, assim como promover a interação e a troca de experiências entre os gestores e docentes de pós-graduação, contribuindo para o fortalecimento dos PPG.

Dentre os temas abordados na reunião, debateu-se a avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES, para a nova quadrienal 2025-2028; a Governança da Informação e o desenvolvimento científico nas Forças Armadas; o acesso às bases de dados e bibliotecas, entre outros.

Para o Chefe da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa, Coronel Zylberberg, “a reunião dos PPG das Forças Armadas está em congruência com o calendário de atividades propostas pelo MD e com a visão da UNIFA de difusão de conhecimentos relacionados ao campo de Defesa Nacional, com ênfase no Poder Aeroespacial. O evento é fundamental para obter o sucesso, tendo em vista que, por meio dele, é possível compreender melhor as demandas das Forças Armadas e de suas respectivas instituições de ensino, bem como promover a integração e o diálogo entre as Forças e sobre os referidos temas relevantes e estratégicos”, ressaltou.

Fotos: Cabo Mascarenhas / UNIFA